História

No começo da colonização do Oeste Paranaense, os conflitos pela posse das terras foram uma constante, propiciando todo tipo de disputa pelas propriedades, na área criminal, patrimonial e de família. Nessa época, era comum aparecerem na região alguns “advogados”, que se ofereciam para levar os casos judiciais até Curitiba, onde seriam solucionados. Passavam um bom tempo por aqui, estudando e montando os processos – tudo patrocinado pelas famílias. Tudo pronto, partiam para a Capital. E nunca mais voltavam. Seguiam para outra cidade da região, para outro golpe. O isolamento e a precariedade nas comunicações favoreciam a picaretagem.

Após a criação das diversas comarcas no Oeste, entre elas a de Cascavel, começaram a chegar os verdadeiros advogados, que se ressentiram da péssima reputação deixada pelos espertalhões. Com o firme propósito de sanear a imagem da classe, os recém-chegados decidiram fundar uma associação que congregasse os verdadeiros profissionais, o que se realizou somente uma década depois, em 7 de junho de 1964, com a criação da Associação dos Advogados de Cascavel. Por conta de divergências internas, muitas delas políticas e com a entrada de novos membros, a Associação foi refundada, sendo oficializada em 2 de abril de 1968, tendo à frente, como presidente, Epiphânio Figueiredo. Uma de suas primeiras ações foi a de encaminhar à Seção Estadual da Ordem dos Advogados o pedido para a transformação da AAC em subseção da OAB para o Oeste Paranaense. O parecer favorável para sua criação se deu em 21 de agosto de 1970, sendo relator do processo o célebre professor Vieira Netto.

Para atender aos critérios da Ordem, que privilegia a regionalização da entidade, a AAC se transformou na Associação dos Advogados do Oeste Paranaense, com a entrada de advogados de diversas cidades da região.

Finalmente, em 18 de fevereiro de 1971, o Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, na época presidido por Élio Narezi, aprovou a criação da subsecional em Cascavel, que só foi instalada definitivamente em 11 de junho de 1974, tendo como presidente o advogado Otacílio Ribeiro da Silva.

Uma das grandes conquistas da OAB Subseção Cascavel foi a construção de sua sede própria, com mais de 2 mil metros quadrados, toda pensada para atender os critérios de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais. Todas as dependências necessárias para o funcionamento da entidade foram contempladas, bem como uma excelente Biblioteca, Farmácia do Advogado, sala da ESA, entre outras facilidades. O amplo e moderno auditório, especialmente projetado para palestras, audiências, cursos e eventos solenes é o ponto de encontro dos advogados da região.

A OAB Subseção Cascavel está aparelhada para os grandes desafios destes novos tempos, oferecendo a seus associados uma entidade forte, representativa e disposta a lutar pelos interesses da classe.