45. 3224-4896
Publicado em: 10/11/2020

A OAB-Cascavel recebeu na noite de segunda-feira (9) a presença de 61 candidatas a vereadoras, prefeita e vice-prefeitas, durante última etapa da campanha "Participação das Mulheres na Política". A iniciativa é da OAB-Paraná, em conjunto com as demais subseções do Estado. Em Cascavel, a ação partiu de forma conjunta entre as Comissões de Direito Eleitoral e da Mulher Advogada da Subseção. A mesma campanha já foi lançada nas Comarcas de Capitão Leônidas Marques, Catanduvas e Corbélia.
O evento contou com as participações do presidente da Subseção, Jurandir Parzianello, do vice Paulo Roberto Pegoraro Junior, do secretário-geral Juliano Tolentino e da tesoureira Silvia Regina Mascarello Massaro. Também estiveram presentes o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, João Paulo Pyl, e a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada e coordenadora da ESA-Cascavel (Escola Superior de Advocacia), Luciana Chemim. E ainda: Amália Pereira da Silva Duarte Nóbrega, Diuly Della Santa (integrantes da Comissão da Mulher Advogada), Thays Mendes Gomes e Rafaela Polidoro (Comissão de Direito Eleitoral).
O objetivo da campanha é qualificar as candidatas, pois uma das razões da não participação delas é a insegurança decorrente da desinformação. "Quando temos uma oportunidade de orientá-las, clareamos o caminho delas e percebemos que elas se sentem mais motivadas, encorajadas e seguras", destaca o presidente Jurandir Parzianello. Outra intenção é a de levar informações relevantes e orientações às candidatas e respectivos coordenadores de campanhas, como questões relacionadas às cotas de gênero, fundo partidário, propaganda política, a prevenção de candidaturas "laranja" (que servem apenas para fazer número e driblar a legislação) e outras questões. Logo após as explanações, foi aberto espaço para perguntas por parte do público participante.
Conforme dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), dos 463 candidatos a vereador de Cascavel para as eleições do próximo domingo (15), 163 são mulheres.
De acordo com Jurandir Parzianello, o momento foi bastante proveitoso e teve grande adesão do público-alvo. "A OAB é a casa da democracia e entende que já passou da hora de as mulheres terem mais voz e vez na política. Através de sua sensibilidade diferenciada, elas têm condições de eleger suas representantes em número muito maior do que a representação atualmente existente", disse.
Segundo João Paulo Pyl, o evento foi muito mais do que orientativo, pois serviu também para um necessário despertar da ação da mulher frente à representatividade social e política. "A presença feminina se faz fundamental em políticas públicas. Através de um olhar próprio, elas têm amplas condições de fazer a diferença para melhor no mundo em que vivemos".
Para Luciana Chemim, mais do que igualdade de gênero, é preciso que haja equidade entre homens e mulheres. "Ambos são complementares. Essa divisão atual é equivocada e desnecessária e só prejudica a sociedade", destacou.
Esse projeto terá continuidade, visando levar informações e capacitação para o gênero feminino não apenas em Cascavel, mas na região, visando a fomentação e preparação de qualidade para a efetiva participação das mulheres nas políticas públicas.
Candidatas prestigiam palestras sobre a participação das mulheres na política