45. 3224-4896
Publicado em: 20/01/2023

Objetivo é fiscalizar os processos para garantir mais eficiência do poder judiciário

 

A presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Érica Aparecida Pacheco Mocker Paiva, e o secretário-geral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção de Cascavel, Josnei Oliveira da Silva,  acompanharam na última quarta-feira (18) a autoinspeção ordinária realizada na 2ª Vara do Trabalho de Cascavel.

 

A verificação é realizada anualmente em todas as Varas do Trabalho para correção de  inconsistências na tramitação processual e adequação da movimentação dos processos. Atualmente, com a digitalização e a conectividade do Poder Judiciário, os corregedores conseguem obter a relação dos processos automaticamente. Por meio de filtros, apuram quais estão sem movimento e quais estão aguardando sentença.

 

“Tudo na justiça tem prazo, então é necessário levantar se ocorrem atrasos que possam prejudicar as partes envolvidas. Levamos também demandas de advogados sobre dificuldades que encontram em andamentos. Vários são resolvidos de imediato e outros são concedidos os prazos”, explica.

 

Os apontamentos da corregedoria são relatados em ata e é obrigatória as suas resoluções, no entanto, a correição também busca entender o contexto geral da Justiça do Trabalho e, no caso específico, da 2ª Vara do Trabalho, como por exemplo: sobrecarga de trabalho ou problemas de fluxos do sistema.

 

“A participação da comissão da OAB colabora no caráter de cooperação entre a justiça, servidores, magistrados e a própria classe, com a melhoria do serviço. Questionamos se a Vara encontra alguma dificuldade em relação ao suporte do Tribunal; se a distribuição dos processos é de forma igualitária entre as varas; se existe algum problema na distribuição eletrônica; se o número de servidores é adequado, entre outros”, salienta. 

 

A advogada acrescenta que coloca a comissão à disposição dos colegas para que levem apontamentos sobre as varas do trabalho. “Temos um canal aberto entre a comissão e os juízes. Precisamos trabalhar unidos para juntos desenvolvermos um trabalho eficiente para a sociedade”, conclui.

 

O juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Cascavel, Marcos Nenevê, e a diretora da secretaria, Lídia Tizue Tsutiya Agner, receberam os representantes da OAB Cascavel.

Comissão da OAB acompanha autoinspeção da corregedoria na Justiça do Trabalho