Publicado em: 17/04/2023

Reunião realizada nesta segunda-feira tratou sobre novas ações para implementação

A Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel) está preparando novas ações para 2023, ampliando sua atuação em toda a área de jurisdição da Subseção. Nesta manhã (17), uma reunião de alinhamento foi realizada com a diretoria da entidade e conselho.

O objetivo, segundo o presidente da Comissão, Ronaldo Pedroso, é atuar com foco preventivo, além do viés de resolução de demandas que surjam. Para tanto, a Comissão deve percorrer as Comarcas para ouvir os advogados e, com isso, ter clareza de todas as particularidades e pontos que necessitem de encaminhamentos.

“Já fizemos essas visitas nas comarcas vizinhas, em outra ocasião, e vamos refazer para ver o que melhorou, entender reclamações e posteriormente traçarmos plano com ações. Sabemos que as Comarcas menores têm suas particularidades e vamos buscar atuar na resolução dos problemas, ampliando ainda mais os resultados”, destaca Pedroso.

Um dos focos da Comissão dever ser a capacitação e qualificação. “Queremos preparar os advogados para que possam exercer a autodefesa de suas prerrogativas”, comenta o presidente Ronaldo Pedroso. “Também pretendemos apresentar projeto com foco nas faculdades de direito para que, desde antes de entrar na advocacia, haja noção do que é prerrogativa, complementa.

Outra ação que está em fase de formatação envolve a Polícia Militar. A Comissão busca um espaço no curso de formação de soldados para que haja módulo específico tratando de prerrogativas da advocacia. “A ideia é que os policiais tenham conhecimento desde sua formação, o que certamente também gerará resultados”, afirma Pedroso.

A reunião desta segunda-feira serviu ainda para apresentação do que já foi desenvolvido pela Comissão. “Essa interação é importante para que possamos visualizar as ações concluídas e termos compromisso com novos projetos. A Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais é muito importante e terá ainda mais atenção da diretoria neste ano”, sinaliza o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, reconhecendo os relevantes trabalhos já realizados.

Plantão

A Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais possui um plantão para atendimento dos advogados e advogadas, 24 horas por dia, 07 dias por semana. O Disque-Prerrogativas é (45) 99112-1755. Quando acionada, a Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB Cascavel presta assistência a qualquer membro da OAB que esteja sofrendo ameaça ou efetiva violação às prerrogativas profissionais.

Participantes

Participaram da reunião, na sala da presidência: Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel; Deisi Cardoso, vice-presidente da OAB Cascavel; Josnei Oliveira da Silva, secretário-geral da OAB Cascavel; Clarissa Sgarioni, secretária-geral adjunta da OAB Cascavel; Jonas Adalberto Pereira Junior, conselheiro; Alessandro Rosseto Vieira, conselheiro; Luciano Katarinhuk, conselheiro; Bruna Caroline Schultz, conselheira; Ronaldo Pedroso, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais; Nadine Zafalon, vice-presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais e Aldino Junior, secretário da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais.

Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais planeja novos projetos