Publicado em: 01/10/2026
Evento da OAB Cascavel será nos dias 7 e 8 de outubro, com debates que vão da tecnologia a conflitos familiares, sucessão no agro, planejamento patrimonial e violência doméstica
As famílias mudaram, as formas de exercer a parentalidade se diversificaram e a tecnologia passou a fazer parte das relações pessoais e patrimoniais. Para quem atua na área jurídica, essas transformações trazem questões que vão da proteção de crianças e adolescentes ao uso de inteligência artificial na cobrança de pensão alimentícia. São desafios contemporâneos que exigem atualização. E a oportunidade para isso foi aberta pela OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), com a realização do 1º Congresso de Direito das Famílias e Sucessões de Cascavel.
O evento, organizado pela Comissão de Direito das Famílias e Sucessões, será realizado na sede da OAB Cascavel nos dias 7 e 8 de outubro (quarta e quinta-feira). Podem participar profissionais da advocacia, estudantes e demais integrantes da área jurídica que encontrarão uma programação ampla, com atividades pela manhã e à noite.
“Pensamos o Congresso para proporcionar um espaço de atualização jurídica, troca de experiências aos que atuam ou possuem interesse nas áreas de Direito das Famílias e Sucessões. Queremos capacitar quem já está na área e também incentivar novos profissionais especialistas neste ramo tão desafiador da advocacia”, explica a advogada Thaelayne Gomes, presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB Cascavel.
A programação foi construída para refletir a diversidade desses desafios. No primeiro dia, os debates abordarão famílias atípicas e interseccionalidade, os limites e as possibilidades da mediação familiar em situações de violência doméstica, as relações entre afetividade e Direito Empresarial e os problemas econômicos da sucessão familiar no agronegócio.
No segundo dia, a tecnologia estará no centro das discussões sobre inteligência artificial na execução de alimentos e seus desafios e limites no Direito das Famílias. A programação também tratará dos neurodireitos de crianças e adolescentes, da tributação de doações e dos efeitos da reforma tributária sobre o planejamento patrimonial.
Durante o congresso também está programada a posse do IBDFAM Cascavel, marcada para as 19h do dia 7. A expectativa da presidente da comissão é que esta primeira edição abra caminho para novos encontros e amplie o debate na região.
Inscrições e descontos
As inscrições estão disponíveis em: eventos.oabpr.org.br/direitofamiliascascavel, com investimento de R$ 180,00. O pagamento também pode ser feito com créditos do Programa Anuidade Vira Crédito, da OAB Paraná.
Estudantes e associados do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) têm acesso a cupons de desconto, em quantidade limitada. Associados do IBDFAM devem solicitar o cupom pelo e-mail londrina@ibdfampr.com.br, com validação da condição de associado.
Para estudantes, a solicitação pode ser feita à OAB Cascavel pelo telefone (45) 3224-4896 ou pelo Instagram @comissaofamiliaesucessoescvel.
Programação
7 de outubro - Manhã
9h: Abertura
9h20: Denner Pereira - Quem Cuida de Quem Cuida? Famílias Atípicas e Interseccionalidade.
10h: Intervalo
10h20: Elizangela Ribeiro - Mediação Familiar e Violência Doméstica -Limites e Possibilidades para a Construção de Soluções nos Conflitos Parentais
7 de outubro - Noite
19h: Posse IBDFAM Cascavel
19h30: Marcelo Burger - A Crise da Afetividade - Estaria o Remédio no Direito Empresarial?
20h10:Intervalo
20h30: Eduardo Nazari - A Sucessão no Agro - Problemas Econômicos da Sucessão Familiar
8 de outubro - Manhã
9h: Rafael Correa - Inteligência Artificial na Execução de Alimentos - Rastreamento Patrimonial e a Superação dos Filtros para Medidas Executivas Atípicas
9h40: Katia Kruger - Neurodireitos de Crianças e Adolescentes - O Dever de Proteção e as Possibilidades de Atuação Parental
10h20: Intervalo
10h40: Amanda Antonelo - Inteligência Artificial no Direito das Famílias - Desafios e Limites
8 de outubro - Noite
19h: Karla Fischer - A Tributação da Doação no Planejamento Sucessório - Aspectos Atuais do Ganho de Capital e da Reavaliação de Bens
19h40: Desembargador Otávio Fischer - A Reforma Tributária e os Novos Desafios do ITCMD no Planejamento Patrimonial
Local
Sede da OAB Cascavel
Avenida Assunção, 668, bairro Alto Alegre, Cascavel
Informações pelo telefone (45) 3224-4896.