45. 3224-4896
Publicado em: 05/05/2026

Com a quinta sessão de compromisso público do ano, OAB Cascavel passa a contar com mais de 3,9 mil inscritos

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) sediou, nessa segunda-feira (4), mais uma sessão de compromisso público da OAB Paraná. Ao todo, 43 novos advogados e advogadas passaram a integrar os quadros da Ordem, em um dos momentos mais simbólicos da carreira jurídica. Desses, 21 são de Cascavel, elevando para 3.915 o número de inscritos na Subseção.

A cerimônia já integra a rotina mensal, com encontros ao longo do ano que garantem mais agilidade na entrega das credenciais e no início da atuação profissional. Obrigatório, o juramento marca a transição de bacharéis em Direito para advogados habilitados ao exercício da profissão.

“A partir de hoje, vocês já estão aptos a exercer a advocacia, com tudo o que essa função exige”, destacou o vice-presidente da Subseção e coordenador do curso de Direito da Univel, Eduardo Biavatti Lazarini, ao lembrar que a conquista vem acompanhada de responsabilidade, ética e aperfeiçoamento contínuo.

Nesta edição, participaram bacharéis de Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, Toledo, Medianeira, Guaíra, Palotina e Goioerê. A condução do juramento ficou a cargo da bacharel Angela Mannes Schimmel, de Toledo, em cerimônia presidida pela advogada Silvia Regina Mascarello Massaro. Ao falar sobre o momento, Silvia reforçou o peso da escolha profissional e a necessidade de coragem no dia a dia da advocacia. “Coragem é a palavra que precisa acompanhar vocês todos os dias”, afirmou, ao destacar o papel social da profissão e a responsabilidade de uma atuação ética dentro e fora dela.

Propósito compartilhado

Os primeiros passos na tribuna também deram o tom da responsabilidade. A advogada Rubia Marostica Dal Maso, de Toledo, e o advogado Marlon Vilhalba de Souza, de Cascavel, falaram sobre a dimensão da conquista e o compromisso que nasce com ela a partir dessa nova fase na trajetória. Rubia lembrou que a ética não pode ser confundida com conveniência e precisa ser uma escolha diária no exercício da profissão. Já Marlon trouxe o olhar de quem entende que ninguém chega até ali sozinho, destacando a disciplina, a persistência e os valores que passam a guiar a atuação daqui em diante. 

Formação desde a base

Ainda olhando para o início da trajetória, a coordenadora regional de Estágio e Exame de Ordem da OAB Cascavel, Denise de Lima - que também integra a 9ª Turma do Tribunal de Ética da OAB Paraná -,  lembrou que o caminho até a carteira da Ordem começa ainda no estágio, etapa que passa a ganhar mais espaço dentro da instituição. A nova proposta da OAB Paraná abre as portas para acadêmicos desde o primeiro período do curso de Direito, aproximando os estudantes da prática desde cedo. “Em Cascavel estamos nos preparando para sediar uma feira de estágios no dia 11 de junho, reunindo estudantes, escritórios e profissionais dispostos a compartilhar experiências com quem está começando”, convidou.

Início com estrutura

Este começo de carreira também foi tratado sob o ponto de vista prático. A advogada Aline Bianchi Lopes Garcia, presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, apresentou o programa “sexto ano”, voltado ao apoio nos primeiros passos da profissão, com orientação e acesso à estrutura da Ordem. 

Na mesma linha, o delegado da Caixa de Assistência em Cascavel, Juliano Tolentino, destacou os serviços disponíveis à advocacia, que incluem suporte à saúde, convênios e espaços de trabalho. Também reforçou a ampliação de atividades voltadas ao bem-estar, como projetos culturais e esportivos, pensados para acompanhar o advogado desde o início da carreira.

Demais presenças

Familiares, amigos e padrinhos acompanharam a cerimônia, secretariada pela advogada Eliane Deola da Fonseca, que reuniu representantes da diretoria, conselheiros, membros de comissões e instituições de ensino jurídico da região.

A mesa de abertura contou ainda com a participação  dos conselheiros estaduais Clarissa Sgarioni e Charles Lustosa Santos; da secretária-geral adjunta da OAB Cascavel, Carla Schons de Lima; do tesoureiro da OAB Cascavel, Josnei Oliveira Silva e da diretora da Jovem Advocacia, Juliana Kuhn.

As cadeiras de honra receberam o membro julgador da 9 turma do TED e representante do curso de Direito da FAG, Lucas Augusto da Rosa e os representantes dos demais cursos de Direito: Andreia Postal (Anhanguera) e Patrícia Cordeiro (Unipar).

Juramento marca o primeiro dia na advocacia para mais 43 profissionais do PR