Publicado em: 11/08/2025
Data também marcou a aprovação, na Câmara de Vereadores, do Dia da Jovem Advocacia no calendário oficial da cidade
A oitava cerimônia de compromisso da advocacia sediada pela OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Cascavel) este ano ganhou contornos históricos nesta segunda-feira (11). Além de marcar o ingresso de 22 novos advogados nos quadros da Ordem no Paraná, o evento coincidiu com a celebração do Dia do Advogado e com a aprovação, pela Câmara Municipal de Cascavel, do projeto que cria o Dia da Jovem Advocacia, a ser comemorado em 3 de fevereiro, a partir de 2026.
“Hoje, dos mais de 3.800 advogados da nossa subseção, 1.100 integram a Jovem Advocacia. Isso nos motiva a promover ações que amparem, apoiem e incentivem os novos colegas em início de carreira, especialmente por meio da Escola Superior da Advocacia. Temos cursos online e presenciais diariamente, sempre com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento profissional”, enfatizou a presidente da Subseção, advogada Silvia Regina Mascarello Massaro, que conduziu a sessão solene por designação oficial da presidência da OAB Paraná.
Silvia destacou o simbolismo da data e também reforçou o compromisso ético da profissão. “Assim que tiverem uma procuração nas mãos, sejam responsáveis. Defendam seus clientes com ética em todo o trâmite processual. Isso é fundamental para a valorização da advocacia”, acrescentou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Almeida - também acadêmico de Direito -, participou da solenidade e falou da aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei nº 33/2025. Disse que, dentre as ações, o Dia da Jovem Advocacia, foca na capacitação, estímulo à ética, criação de redes de apoio entre advogados experientes e iniciantes, além do incentivo a políticas públicas voltadas à inserção desses profissionais no mercado de trabalho. “Vocês são o presente e serão o futuro da advocacia. Façam jus a cada ano de estudo e ao compromisso assumido hoje”, pontuou.
Em defesa das prerrogativas
Ao saudar os novos colegas, o vice-presidente da OAB Cascavel, Eduardo Biavatti - coordenador do curso de Direito da Univel - lembrou que a aprovação no Exame de Ordem representa a realização de um sonho, mas também o início de grandes responsabilidades. “As prerrogativas não são privilégios, mas instrumentos que garantem a independência do advogado e a defesa intransigente dos cidadãos. A atuação vai do Juizado Especial ao Supremo Tribunal Federal e exige preparo, ética e constante aperfeiçoamento”.
Um dia para ficar na história
Diante de familiares, amigos e padrinhos, bacharéis das subseções de Cascavel, Toledo, Guaíra, Curitiba, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Umuarama, Laranjeiras do Sul, Medianeira e Pato Branco assumiram o compromisso solene de atuar com dignidade, independência e ética, respeitando as prerrogativas profissionais e defendendo a Constituição, os direitos humanos e a justiça social.
A nova advogada Andressa dos Santos Teleste Padilha (Subseção de Guaíra) falou em nome dos compromissandos e destacou que a carteira da OAB simboliza mais que o início de uma carreira. “Receber este título significa assumir uma missão, defender a justiça, proteger direitos e lutar, com ética e coragem, pelos valores que sustentam o Estado Democrático de Direito”.
O advogado Johanan Karol Toledo Werpachowski (Subseção de Cascavel) reforçou o peso da responsabilidade que acompanha o título profissional e o simbolismo de iniciar a advocacia no Dia do Advogado. “Em tempos de incerteza, nossa profissão deve se erguer como um escudo de liberdade, e as nossas palavras ecoarão como instrumento de transformação e realização de justiça”.
Por ocasião da data especial, o advogado Marcos Antonio de Oliveira Leandro, da Subseção de Umuarama e pai de um dos compromissandos, foi convidado a expressar a conquista do novo grupo. Ele lembrou que “a vitória de hoje é fruto de perseverança, ética e honestidade, e representa o orgulho de todas as famílias”.
Sexto Ano e benefícios da CAA-PR
Os novos advogados também conheceram o Programa Sexto Ano da OAB-PR, que amplia o suporte aos iniciantes, e os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência aos Advogados do Paraná (CAA-PR).
A diretora da Jovem Advocacia, Juliana Kuhn, convidou os recém-chegados a integrarem a Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) e ressaltou “que a voz da representatividade dos jovens advogados é fundamental”.
Já o diretor de Inovação da CAA-PR, Lucas Velasco, listou benefícios que vão de suporte jurídico a cuidados com a saúde física, emocional e financeira e orientou para que “usem esses recursos; eles são de vocês. Mais que enfrentar os desafios da profissão, é essencial cuidar bem de si mesmo”.
Presenças
Também compuseram a mesa a secretária-geral da Subseção, Eliane Deola da Fonseca; a secretária-geral adjunta, Carla Schons de Lima; o diretor de Prerrogativas e conselheiro subseccional, Leandro Moratelli Batista.
Ocuparam as cadeiras de honra a coordenadora do Exame de Ordem da Subseção, Denise de Lima; a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Aline Bianchi Lopes Garcia. Representando os cursos de Direito, participaram Viviana Bianconi (FAG) e Andreia Postal (Anhanguera).
