45. 3224-4896
Publicado em: 30/07/2025

Sessão solene de compromisso público destacou o papel social da advocacia, a defesa das prerrogativas e a liberdade de expressão


A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) sediou, na tarde desta terça-feira (29), a sétima cerimônia de Compromisso Público da Advocacia deste ano. A sessão foi conduzida pela presidente da Subseção, advogada Silvia Regina Mascarello Massaro, designada pela OAB Paraná (Portaria nº 509/2025) para habilitar oficialmente os novos profissionais.


“A advocacia não é uma atividade fácil. E nem deveria ser, pois requer coragem para assumir um compromisso com a justiça, com a ética e com a defesa dos direitos dos cidadãos, atuando como voz dos que não são ouvidos”, afirmou a doutora Silvia ao acolher o grupo. Ela destacou a importância da persistência, disciplina, sabedoria e resiliência para construir uma sociedade mais justa, onde a justiça seja um direito universal.

Tradição

Rito de passagem da faculdade para o exercício profissional, a cerimônia é um passo obrigatório para o ingresso na carreira jurídica. Nesta edição, 24 bacharéis foram oficialmente acolhidos à Ordem no Estado, sendo 13 da Subseção de Cascavel, que agora reúne mais de 3,8 mil advogados ativos. Também prestaram compromisso profissionais das subseções de Medianeira, Francisco Beltrão, Pato Branco, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Dois Vizinhos e Toledo.

Diante de familiares, amigos e padrinhos o grupo assumiu o compromisso de atuar com dignidade, independência e ética, respeitando as prerrogativas profissionais e defendendo a Constituição, os direitos humanos e a justiça social. O juramento coletivo foi conduzido pela bacharel Letícia Verônica Pinzon, da Subseção de Dois Vizinhos. 

Prerrogativas, ética e evolução

O vice-presidente da OAB Cascavel, Eduardo Lazarini, atual coordenador do curso de Direito da Univel, ressaltou a importância da profissão e a defesa das prerrogativas como pilares da atuação livre e independente. 

Ele ainda falou sobre ética, responsabilidade social e aprimoramento constante. “Busquem sempre novos conhecimentos e habilidades e aproveitem tudo o que a OAB oferece para o crescimento profissional”.

Já o delegado da Caixa de Assistência ao Advogado, Juliano Tolentino, reforçou a importância da liberdade de expressão para o exercício da advocacia e criticou a proposta de substituição da sustentação oral por vídeos gravados. “Precisamos defender ativamente nossos direitos e os de nossos clientes, enfrentando qualquer forma de censura com coragem e posicionamento firme”.

Estreia no púlpito

Também tradição nas sessões de juramento, a OAB abre espaço para que os novos advogados expressem, pela primeira vez com registro oficial na Ordem, suas ideias e compromissos com a profissão.

A advogada Emanuelly Rafaela Lunardi, da OAB Cascavel, celebrou a conquista do grupo destacando que a advocacia é, acima de tudo, um compromisso ético e moral com a justiça, a cidadania e a dignidade humana.  “Que sejamos advogados que não apenas exercem o Direito, mas que o sirvam. Que não apenas dominem as leis, mas que as interpretem à luz da humanidade. Que não apenas ingressam na OAB, mas que a dignificam com a atuação”, declarou.

O advogado Lucas Silva Borges, também de Cascavel, falou sobre a realização de um sonho construído ao longo de anos de estudo e superação. “Que a resiliência que nos trouxe até aqui nos inspire a seguir firmes nos desafios futuros. Assim, seremos pilares de uma sociedade mais justa, onde a justiça não seja privilégio, mas direito de todos”.

Programa Sexto Ano

A presidente da Comissão da Advocacia Iniciante (CAI), Aline Bianchi Lopes Garcia, deu as boas-vindas detalhando o Programa Sexto Ano da OAB-PR, agora mais moderno, que oferece uma série de benefícios, como certificado digital gratuito, acesso ao Jus Brasil por um ano, isenção de taxas para registro de sociedades e descontos exclusivos. “A OAB é a nossa casa. Está pronta para apoiar cada um de vocês”, afirmou, incentivando a participação ativa nas comissões e projetos da instituição.

Rede de apoio da CAA-PR

O diretor de Inovação da CAA-PR, Lucas Velasco, apresentou os benefícios da Caixa de Assistência, destacando a rede de apoio oferecida aos novos advogados. “A CAA/PR oferece suporte abrangente por meio de convênios médicos gratuitos (Conexa), descontos em atendimentos psicológicos, academias e farmácias, além de atividades culturais, esportivas e espaços de convivência”, explicou.

Presenças

Também compuseram a mesa de abertura a secretária-geral adjunta, Carla Schons de Lima; o diretor de Prerrogativas e conselheiro subseccional, Leandro Moratelli Batista, a diretora da Jovem Advocacia e conselheira subseccional, Juliana Kuhn e o conselheiro estadual, Charles Lustosa.

cuparam as cadeiras de honra a presidente da 9a Turma do Tribunal de Ética e Disciplina, Camila Ricci (representante do curso de Direito da Unipar); a coordenadora geral da ESA, Antonella Marques Neves; a coordenadora do Exame de Ordem da Subseção, Denise de Lima, e representantes dos cursos de Direito, Lucas Augusto da Rosa (FAG) e, Jullyana Monique Vanso Hotz (Anhanguera).

OAB Cascavel acolhe novos advogados com voz ativa pela Justiça