Publicado em: 05/06/2023

Entidade cumpre sua função junto à advocacia, capacitando, qualificando, defendendo as prerrogativas e os direitos dos advogados

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel) completa neste domingo, 11 de junho, 49 anos de fundação, com uma história de protagonismo em defesa intransigente da advocacia e da sociedade. Participou de ações importantes ao longo de sua história, como a instalação da Polícia Federal, em Cascavel, e das 3ª e 4ª Vara Cível, consideradas demandas antigas da sociedade.

“Houve engajamento da Sociedade Civil Organizada para que isso ocorresse. Hoje, diante de um movimento da OAB Cascavel, ainda na gestão anterior, estamos em busca da implantação do 2º Juizado Especializado na Violência contra a Mulher, Crianças, Idosos, com o objetivo de agilizar os processos represados, da mesma forma estamos participando ativamente com a Comissão de Direito Tributário dos estudos, coordenado pelo Sincovel, para a reforma do Código Tributário Municipal, juntamente com outras entidades. Outro movimento que está se iniciando é referente a Vara da Fazenda. O objetivo é pleitear junto ao Tribunal de Justiça do Paraná a implantação de mais uma vara, já que temos quase 30 mil processos represados, trazendo prejuízos para os contribuintes, para o município e, por consequência,  para a advocacia”, comenta o presidente da OAB Cascavel, doutor Alex Gallio.

Para ele, isso demonstra efetivamente que a OAB Cascavel atua pela advocacia na essência, mas também pelo desenvolvimento da sociedade. Uma das mais recentes conquistas foi promover a cultura organizacional interna, principalmente junto às comissões que, através da parceria com o Sebrae/PR, tiveram a oportunidade de elaborar o planejamento estratégico para identificar suas particularidades de atuação.

“Isso foi fundamental para a organização das ações de maneira mais efetiva, visando a qualificação e a capacitação da advocacia, sem perder de vista, também, ações sociais que possam impactar a sociedade”, pontua.

Outra ação foi a organização administrativa, com o objetivo de facilitar o fluxo de trabalho dos colaboradores e da diretoria. Desta forma, quando uma comissão idealiza uma ação toda energia é aplicada para que se realize.

Mais representatividade

A atual gestão tem buscado fomentar constantemente a advocacia a participar de todas entidades em nome da OAB Cascavel, não somente no âmbito local, mas sim nos 13 municípios de atuação.

“Estamos em diversos Conselhos da Comunidade, com advogados como membros atuantes, inclusive em cargos de presidência. Fazemos parte do G8, grupo que reúne algumas das principais entidades de Cascavel. Isso demonstra que a sociedade enxerga a OAB Cascavel como parte importante no desenvolvimento da nossa região”, considera Alex.

Trajetória de sucesso

Para o advogado Maurício Vieira, que esteve à frente da OAB Cascavel de 1991 a 1993 e de 1998 a 2000, a Subseção de Cascavel alcançou resultados expressivos ao longo dos 49 anos de atuação graças ao empenho de advogados, diretores e conselheiros.

“É preciso continuar avançando. Para isso, é indispensável uma participação ativa dos advogados. Quanto maior a participação, mais avanços teremos”, comenta.

Hoje, Cascavel é uma das cidades do Brasil que tem o maior número per capita de advogados. Para cada 100 mil habitantes, há aproximadamente 960 advogados.

“É um desafio gigante, pois a cada ano temos um crescimento exponencial de advogados e a OAB Cascavel consegue através de suas estruturas e ações, unir, integrar e acolher toda a advocacia cascavelense”, afirma o atual presidente.

OAB Cascavel completa 49 anos de protagonismo junto à sociedade