45. 3224-4896
Publicado em: 20/07/2023

Intuito é mobilizar a sociedade na luta contra o feminicídio e mostrar a necessidade de um novo juizado na cidade

 

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel) vai marcar presença na caminhada “Cascavel Unida contra o Feminicídio”, que será realizada neste sábado, dia 22 de julho, às 10h, com concentração na Rua Sete de Setembro, esquina com a Avenida Brasil.

 

Por meio da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Direitos Humanos, advogados estarão em frente a Catedral a partir das 9h para entregar panfletos informativos e rosas, além de dar orientações a respeito da temática. Depois, enquanto alguns seguem no local prestando os atendimentos, outros irão participar da caminhada. A ação é fruto de uma parceria do Governo do Paraná; Prefeitura de Cascavel; OAB Cascavel, por meio das comissões da Mulher Advogada e de Direitos Humanos; Caixa de Assistência dos Advogados - CAA-PR Cascavel; Univel; Massaro & Mascarello Advocacia e Gráfica Positiva.

 

Conforme a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), doutora Dayana Schihotski, o intuito da OAB é mobilizar a sociedade na luta contra o feminicídio e mostrar a necessidade de um novo juizado na cidade diante do número de ações acumuladas no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e da Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos, que funciona anexo à Vara Criminal. A tentativa é reduzir o número de ações acumuladas, cujas audiências estão sendo agendadas para 2027.

 

“A OAB Cascavel, em conjunto com o poder público, Ministério Público do Paraná, magistratura, representantes políticos do Município e do Estado, tem se mobilizado para a criação de um novo juizado, bem como do atendimento humanizado. Mulheres que são vítimas de violência não podem ficar esperando. Quanto mais rápido forem esses julgamentos, menos chances essas mulheres têm de serem vítimas novamente”, comenta.

 

Sobre o feminicídio

O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.

 

Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

 

Lançamento

A campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio foi lançada no início do mês pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, em uma audiência na Assembleia Legislativa. Ela prevê mobilização nas ruas, caminhadas, fóruns de debates e uma campanha publicitária de conscientização contra qualquer forma de violência contra as mulheres.

 

O dia 22 de julho foi escolhido em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema. Entre os objetivos estão a formação de uma grande aliança em torno do tema. A audiência pública na Assembleia foi proposta pela deputada estadual Flávia Francischini.

OAB Cascavel participa da caminhada “Cascavel Unida contra o Feminicídio”