45. 3224-4896
Publicado em: 16/04/2021

Reunião virtual organizada pela Diretoria de Prerrogativas Profissionais da OAB-PR, com a participação do comando estadual do Depen, discutiu questões relacionadas ao sistema prisional, perspectivas, avanços, desafios e problemas enfrentados no cotidiano de advogados criminalistas.
Conduzida pelo diretor da Comissão de Prerrogativas, Alexandre Salomão, a live contou com as presenças do presidente da OAB-PR, Cássio Telles, presidente de Subseções da OAB, entre eles Jurandir Parzianello, de Cascavel, e presidentes de comissões de prerrogativas e advocacia criminal. Eles ouviram explanação do diretor geral do Depen-PR, Francisco Caricati.
Além de receber pautas e reivindicações, o diretor do Depen ouviu sugestões para o aprimoramento dos serviços executados pelo órgão, para garantir o bom andamento do exercício profissional. Além de Parzianello, o presidente da Comissão de Prerrogativas Profissionais da OAB-Cascavel, Alessandro Rosseto, participou da conferência. “Foi uma reunião esclarecedora, da qual esperamos bons resultados e que atendam aos pleitos da advocacia, de modo que possam exercer a profissão sem qualquer violação de suas prerrogativas”, disse Rosseto.
Parzianello e Rosseto apresentaram as principais demandas regionais, como a precariedade, inadequação e demora no atendimento dos parlatórios virtuais, demora na efetivação do contato com réus presos, problemas no sistema on line, necessidade de priorização do atendimento de alvarás de soltura fora do horário de expediente, aprimoramento de canais de atendimento, garantia de segurança e sigilo na comunicação e outros assuntos.
Problemas em Capitão Leônidas Marques também foram discutidos, como a transição pelo Depen da gestão cadeia local e a questão de gêneros dividindo o mesmo espaço. “Foi um diálogo aberto e franco. A Subseção de Cascavel levou as demandas ao sistema, que são semelhantes a demandas que afetam outras subseções. O diretor do Depen justificou algumas situações e se comprometeu em buscar soluções para aquilo que consegue priorizar e aprimorar”, disse Jurandir.
Foi agendado para esta segunda-feira (19) reunião com diretores da PEC, PIC e Depen Regional, com a diretoria da OAB-Cascavel, para elaboração de plano de ação que priorize o atendimento das demandas locais e regionais.
O Depen Regional fara um plano de retirada das mulheres da cadeia de Capitão para uma unidade prisional apta a recebê-las. Outro tema foi a insalubridade do cadeião da 15ª SDP, motivo de cobrança da OAB-Cascavel desde 2019. O Depen viabilizou recursos para ampliação da PIC, que em breve estará aumentando sua capacidade em mais de 300 vagas. Paralelamente, medidas paliativas na 15ª SDP serão efetivadas.

OAB CASCAVEL PARTICIPA DE AUDIÊNCIA COM O DEPEN-PR