Publicado em: 17/03/2023

Solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira na sede da Subseção

A manhã desta sexta-feira (17) foi especial para a advocacia paranaense com a realização do juramento de 54 novos advogados e advogadas, na OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel). A cerimônia contou com a participação do vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, e do presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio.

O juramento coletivo, primeiro presencial em 2023, seguiu o tradicional protocolo que marca o início de uma nova fase, quando os bacharéis em Direito são de fato reconhecidos como advogados, podendo exercer plenamente a profissão. O evento coroa toda a jornada de dedicação e exalta a relevância da advocacia.

O juramento foi realizado de forma simbólica pelo advogado Demitrius Bagatini Calvacanti de Alburquerque e repetido por todos os demais 53 novos advogados e advogadas. Após o compromisso formal, ocorreu a entrega do termo de compromisso e da carteira profissional. Na sequência, a advogada Marilia Maria Montiel Coutinho falou representando as mais novas advogadas do Paraná e o advogado Altair Silveira de Andrade representou os mais novos advogados paranaenses. Momentos de emoção para todos os que estiveram presentes no auditório em que ocorreu a solenidade.

Em sua fala, o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, desejou boas-vindas aos novos colegas de advocacia, destacando o papel fundamental da profissão. “Nós fazemos a diferença porque defendemos e fiscalizamos o Estado Democrático de Direito, defendemos o Direito da sociedade. Nós efetivamente representamos o Direito. E, por isso, precisamos ter o compromisso de assumir a advocacia com dignidade e respeito”, afirmou Gallio, reforçando que o papel histórico da OAB e a necessidade de os advogados serem protagonistas.

Já o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, indicou a importância da ética, da luta e da defesa das prerrogativas. Deneka também exaltou o papel social da advocacia e a importância do exame da Ordem dos Advogados do Brasil. “Vocês todos já provaram que estão prontos e aptos. Compreendam que o nome de vocês é o maior patrimônio que podem ter. Sejam éticos consigo próprios, com os clientes e com os colegas. Lutem, mas lutem também pelas causas da sociedade.  E se mantenham unidos e em defesa de nossas prerrogativas. Nossa união faz a nossa força”, pontuou Deneka.

A solenidade marcou ainda a forte demonstração da importância da OAB na vida dos advogados, sinalizando firmemente a importância da participação da participação de todos os profissionais do Direito no dia a dia da entidade. Outro destaque foi a apresentação da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e da Comissão da Advocacia Iniciante.

Autoridades presentes

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Alex Gallio (presidente da OAB Cascavel), Fernando Estevao Deneka (vice-presidente da OAB/PR), Doralice Fagundes dos Santos Marchioro (conselheira estadual da OAB/PR), Paulo Augusto Chemim (conselheiro estadual da OAB/PR, Lucas Daniel Velasco da Silva (diretor da Caixa de Assistência da OAB/PR), Jonas Adalberto Pereira Junior (conselheiro da OAB Cascavel), Larissa Saas (conselheira da OAB Cascavel), Tereza Cristina de Souza Richetti (conselheira da OAB Cascavel), Luciano Katarinhuk (conselheiro da OAB Cascavel), Silvia Mascarello Massaro (delegada da Caixa de Assistência dos Advogados Subseção Cascavel), Mauricio Monteiro de Barros Vieira (ex-presidente da OAB Cascavel), Juliano Huck Murbach (ex-presidente da OAB Cascavel), Juliana Kuhn (presidente da Comissão da Advocacia Iniciante da OAB Cascavel), Ana Lucia Camargo (professora do Curso de Direito da FAG), Eduardo Biavatti Lazarini (coordenador do Curso de Direito da Univel), Jose Bolivar Bretas (coordenador do Curso de Direito da Unipar), Josnei Oliveira da Silva (Secretário Geral da OAB Cascavel) e Charles Pereira Lustosa dos Santos (Tesoureiro da OAB Cascavel).

OAB Cascavel realiza juramento de 54 novos advogados e advogadas