Publicado em: 23/01/2024

Advocacia e valorização da profissão são prioridades da advogada nomeada para a função

A advogada Daiane Cristina Bertol assumiu a presidência do Conselho de Ética da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel). Com o objetivo de zelar pela advocacia, pela dignidade da profissão e pela independência dos advogados, a profissional pretende otimizar as atividades do Conselho e fazer valer as normas que regem a profissão.

O Conselho de Ética é responsável por orientar e fiscalizar a tramitação dos processos disciplinares da OAB Cascavel. Além de instaurar e instruir os processos disciplinares para julgamento pelo Tribunal de Ética e Disciplina, o Conselho também elabora regimento interno, resoluções de sua competência e recebe pedidos de inscrição nos quadros de advogado e estagiário.

“Pretendo otimizar a função do Conselho com ainda mais efetividade, pois o mesmo desempenha função de colaboração direta com a diretoria e objetiva descentralizar as atividades do próprio Conselho Seccional. É um momento importante, pois desta forma também aumentamos a representatividade feminina dentro da OAB”, explica.

A presidente do Conselho de Ética destaca a importância desse órgão para a advocacia, pois promove orientação, segurança e transparência no exercício profissional. O Tribunal de Ética e Disciplina, por sua vez, recebe os processos instruídos pelo Conselho da Subseção e é responsável por punir disciplinarmente os inscritos na OAB.

Daiane Cristina Bertol possui experiência na área de Direito do Agrobusiness e é mestre em Direito, com ênfase em Inovações e Regulações. Além disso, ela é pós-graduada em Direito Agrário, Direito Empresarial e Direito Processual Civil. Anteriormente, ela foi presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Cascavel.

OAB Cascavel tem nova presidente no Conselho de Ética