45. 3224-4896
Publicado em: 14/04/2022

A OAB Cascavel e o Observatório Social de Cascavel estão implantando um estudo inédito que visa buscar indicadores que meçam a qualidade e eficiência do Poder Judiciário local, bem como mensurar a produtividade dos magistrados quanto a celeridade e quantitativo de atos jurídicos.

Um encontro realizado nesta sexta-feira (8), o segundo para discutir o assunto, reuniu o presidente Alex Gallio, da OAB, e Alexandre Galo, secretário geral do Observatório. Também estiveram presentes Itamar Miola, voluntário do Observatório e os advogados Charles Lustosa (tesoureiro da Subseção), Alysson Fogaça e Jonathan Esteves (conselheiros).

Em um primeiro momento, serão realizados encontros semanais entre membros das duas instituições que estão promovendo o estudo, com objetivo de atualizar informações, promover o nivelamento e definir o encaminhamento dos trabalhos.

Os dirigentes entendem ser necessário o esclarecimento de algumas dúvidas que pairam sobre a produtividade do trabalho dos magistrados, como a “Taxa de Congestionamento Líquida” e o “Índice de Atendimento à Demanda", entre outras. Eles querem também acesso ao Banco de Dados do Projudi.

"Nosso objetivo é levantar dados e trazer essas informações à tona para conhecimento da sociedade civil organizada e também ao próprio Judiciário, que é importante nesse processo. Não somos nós contra eles. Buscaremos a integração, pois trata-se de um objetivo comum, já que com esses dados, conseguiremos encontrar onde estão efetivamente os problemas e construir, em cima deles, soluções", destaca o advogado Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel.

OAB e Observatório Social fazem diagnóstico inédito do Judiciário