Publicado em: 28/06/2023

O advogado Alessandro Rosseto foi eleito presidente do COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), nesta quarta-feira (28), representando a OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel). A reunião que empossou titulares e suplentes do conselho, bem como elegeu a mesa diretora, ocorreu na sede da subseção.

O COMAD é composto por 10 conselheiros não governamentais e 10 governamentais, que atuam continuamente com foco em permitir cada vez mais políticas públicas efetivas com relação às drogas. O órgão tem proporcionado grandes avanços e sido um instrumento ativo da Sociedade para, com o poder público, trazer resultados no contexto desta temática.

Na reunião de hoje, o primeiro momento foi de assinatura dos termos de posse e de compromisso de todos os titulares e suplentes representantes das entidades não governamentais e governamentais. Pela OAB Cascavel, o titular designado foi o advogado Alessandro Rosseto e a suplente a secretária geral adjunta da subseção, advogada Clarissa Sgarioni.

Logo após todas as posses, ocorreu então a eleição da mesa diretora para o próximo período. O representante da OAB Cascavel, Alessandro Rosseto, colocou seu nome à disposição para um novo mandato, sendo aprovado por unanimidade. Ele explicou que o objetivo de sua reeleição é permitir a continuidade das frentes de trabalho, inclusive dando andamento à questionamentos e sugestões que ficaram abertos.

“A ideia é dar continuidade ao que nós já estávamos realizando nos últimos dois anos. Tivemos avanços, realizamos, por exemplo a primeira conferência municipal, audiência pública, mas temos muitos projetos voltados a toda a comunidade. Então, até, foi por isso que eu coloquei o meu nome novamente, para darmos continuidade efetivamente. Temos ainda algumas situações pendentes que queremos concretizar”, comenta o presidente do COMAD, Alessandro Rosseto.

Para completar a Diretoria foi eleita a vice-presidente, Jhessy Fernanda Pinto Martins, da Secretaria Municipal de Assistência Social. O 1º secretário escolhido foi o Pastor Everson Lopes da Silva, da Ordem dos Pastores de Cascavel, e a 2ª secretária, Daiane dos Santos Gonçalves, do Território Cidadão.  “O Conselho é um órgão colegiado para de certa forma aconselhar, fiscalizar e cobrar a administração pública e as comunidades terapêuticas. Sempre com muita publicidade e de forma democrática”, explica o presidente, destacando que todos os membros são protagonistas no desenvolvimento das atividades.

Ainda segundo Rosseto, a oportunidade de a OAB Cascavel participar segue o planejamento da entidade, cada vez mais próxima das causas mais importantes da sociedade. “Essa é uma política da diretoria, da OAB Cascavel, participar de todos os conselhos municipais que tenhamos na nossa área. É uma forma de contribuir com a comunidade. Então essa é uma contribuição que a OAB Cascavel busca para toda a população de Cascavel”, comenta Rosseto, que participa do COMAD desde 2018.

Para o presidente da OAB Cascavel, a participação da entidade no COMAD é de grande importância, assim como em outros conselhos e espaços coletivos da comunidade. “Em toda a história, a advocacia sempre foi parceira das causas relevantes. Quando vemos advogados como o Alessandro e a Clarissa doando seu tempo e conhecimento por temas tão nobres, conseguimos ver de forma materializada essa vocação de doação dos advogados. Estamos criando cada vez mais condições para que tenhamos essas participações de colaboração com a nossa sociedade”, pontua Alex Gallio, presidente da subseção.

Representante da OAB Cascavel é eleito presidente do COMAD