45. 3224-4896
Publicado em: 10/12/2025

Ao todo, Subseção de Cascavel recebeu 161 novos profissionais em 2025, fechando o ano com mais de 3.850 inscritos

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) realizou, na tarde dessa terça-feira (9), a última sessão solene de compromisso da advocacia deste ano. A cerimônia, que marca o rito de passagem dos bacharéis à vida profissional, marcou a chegada de mais 20 jovens advogados aos quadros da Ordem - sete deles da Subseção de Cascavel, e os demais oriundos de Foz do Iguaçu, Tri-Fronteira, Medianeira, Francisco Beltrão, Assis Chateaubriand e Curitiba.

Secretariada pela advogada Carla Schons de Lima - secretária-geral adjunta da OAB Cascavel -, a cerimônia foi aberta com obrigatório  compromisso público de defender a Constituição, os direitos fundamentais e a ética profissional. O juramento foi conduzido pela bacharel Deigla Vanessa Piccolotto, da Subseção de Francisco Beltrão.

Por designação da OAB Paraná, a solenidade foi presidida pelo ex-presidente da OAB Cascavel e atual conselheiro estadual, doutor Jurandir Parzianello Júnior, que trouxe um discurso forte, centrado no propósito da advocacia e na responsabilidade que acompanha a carteira recém-entregue. 

Parzianello convidou os novos colegas a resistirem ao ruído do mundo acelerado e cultivarem autenticidade em cada atuação, lembrando que a essência da profissão está em servir e proteger a sociedade. “Jamais se curvem à tentação do enriquecimento fácil. A reputação, o bom nome, é o maior patrimônio de um advogado”, orientou.

Mais de 160 novos advogados

Com esta solenidade, Cascavel encerra 2025 somando 12 cerimônias e um fluxo expressivo de novos profissionais. Ao longo do ano, 357 bacharéis prestaram juramento na Subseção, vindos de várias regiões do Paraná. Desses, 161 integram oficialmente os quadros da OAB Cascavel, que fecha o ano com mais de 3.850 inscritos.

O novo grupo foi acolhido pela presidente da OAB Cascavel, doutora Silvia Regina Mascarello Massaro, que revisitou a trajetória da advocacia construída com coragem - dos tempos em que os primeiros profissionais enfrentavam poeira, barro e escassez de recursos até a realidade atual, marcada pela tecnologia e novas ferramentas. 

Nesse resgate, Silvia homenageou a doutora Nilda Melito - que faleceu na última semana aos 76 anos. Lembrada como referência de participação ativa e conduta inspiradora, motivou o convite para que os recém-inscritos também se inspirem e participem das 38 comissões da Subseção.

“A advocacia muda, mas sua essência permanece. É preciso coragem para defender direitos, esperança para seguir adiante e a determinação de sempre entregar o nosso melhor, a exemplo de muitos advogados que nos antecederam nessa trajetória”.

Fundamento constitucional

O passado inspirador para a nova geração também foi citado pela delegada e presidente da Comissão de Fiscalização da OAB Cascavel, Maruzia Paola Fernandes. Ela conduziu os novos profissionais a um retorno simbólico às origens da democracia para reafirmar o papel indispensável da advocacia, citando a Grécia Antiga, quando muitos não tinham voz para se defender, quando surgiu quem falasse por eles, construindo as bases da profissão. 

Conectando passado e presente, Maruzia reforçou o fundamento constitucional que sustenta a atuação da classe. “Somos essenciais porque protegemos a sociedade. A advocacia existe para garantir justiça a quem não consegue alcançá-la sozinho”.

A voz da jovem advocacia

Os novos profissionais também tiveram seu primeiro momento de fala como advogados. Thassila Colpani Zilio Pozzebon, da Subseção de Francisco Beltrão, trouxe um discurso de gratidão e propósito, lembrando que a caminhada até aqui foi feita de estudo, renúncias e apoio familiar. “Que nossa carreira seja longa, íntegra e honrada”, afirmou.

Para garantir paridade, a cerimônia também contou com um nome sorteado. O advogado Paulo Henrique da Silva, da Subseção de Cascavel, emocionou ao dividir sua trajetória - de quem sonhava em outra área, mas encontrou no Direito um destino definitivo. Citou referências que o marcaram, como o advogado Sandro Dal Bosco, que faleceu ano passado, e o acolhimento recebido ao longo da trajetória.  “Hoje não me vejo fazendo outra coisa. A advocacia se tornou minha meta”.

Rede de apoio

Coube à advogada Aline Bianchi Lopes Garcia, presidente da CAI (Comissão da Advocacia Iniciante), apresentar o Programa Sexto Ano da OAB Paraná, que oferece suporte direto aos profissionais recém-inscritos, incluindo carteira provisória, PIN de acesso ao TJPR, atividades formativas e benefícios exclusivos. 

A CAA-PR reforçou aos novos profissionais que a advocacia não precisa, e não deve, ser trilhada sozinha. O diretor da Caixa de Assistência, Lucas Velasco, apresentou a estrutura disponível à classe em todo o Estado, destacando convênios, projetos culturais e esportivos, escritórios compartilhados e o moderno Espaço 360, que chega a Cascavel em 2026, além do suporte permanente à saúde e ao bem-estar dos advogados, com atividades como Coral, Teatro, Dança Legal, Corrida Legal e modalidades esportivas, até atendimento médico e psicológico 24h pela plataforma Conexa. 

Demais presenças

Compuseram a mesa, ainda, a secretária geral da OAB Cascavel, Eliane Deola da Fonseca; o tesoureiro Josnei Oliveira da Silva; a diretora da Jovem Advocacia e Conselheira Subseccional, Juliana Khun e a coordenadora do Conselho Subseccional Amanda Jackeline Kern.

As cadeiras de honra foram ocupadas pela coordenadora do Exame de Ordem da Subseção e membro da 9ª Turma do TED da OAB Paraná, Denise de Lima; pelos conselheiros subseccionais Erica Pinto, Tonia Regina Alteiro Groenwold e Gustavo Borges. 

Os cursos de Direito foram representados pelo advogado Lucas da Rosa, membro julgado do TED (FAG) e pela advogada Andreia Postal (Anhanguera).

Último juramento do ano em Cascavel acolhe mais 20 advogados nos quadros da Ordem