45. 3224-4896
Publicado em: 19/09/2020

Quarenta mudas de espécies nativas da flora, como ipê, quaresmeira, jabuticaba, poncã e romã foram plantadas por voluntários na manhã deste sábado (19), às margens do Ribeirão Quati Chico, próximo ao Parque Tarquínio, em Cascavel.
A iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Cascavel, em parceria com a Loja Maçônica Justiça Adonhiramita, Comam, IAT e Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi alusiva à Semana da Árvore.
Com recomposição da mata nativa, explica o advogado Fabrício Marsango, problemas como erosão, poluição na atmosfera, excesso de calor e falta de refúgio aos pássaros são atenuados.
“Agradeço a todos pela parceria. Com esse gesto, transmitimos um gesto de conscientização para que as próximas gerações cultivem valores de sustentabilidade e à preservação de nossos valores naturais, tão fundamentais e preciosos para a vida humana”, diz ele.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Yonegura, comenta que ações deste tipo devem ser constantes. “A população precisa se conscientizar de que o meio ambiente é essencial para todos nós. Árvore é vida. E não basta só plantar, é preciso preservar e denunciar qualquer ato de vandalismo”, diz.
Segundo ele, em Cascavel são mais de 65 mil árvores plantadas somente nas calçadas, média de uma árvore a cada cinco pessoas. “Em locais onde existe grande concentração de árvores, a temperatura chega a cair até cerca de três graus”, exemplifica.
A população pode e deve acompanhar o Plano de Arborização do Município. Quem quiser plantar uma árvore na calçada da sua casa, por exemplo, basta acessar o telefone (45) 3223-6635 e agendar uma visita do técnico, que ajuda a escolher a melhor espécie e dá assistência técnica no plantio, gratuitamente.
“A cada 100 litros de chuva que cai da chuva, somente um litro consegue abastece o lençol freático existente no subsolo. Por isso, estamos empenhados em plantar um milhão de mudas no Paraná para restaurar parte da vegetação nativa”, comenta Marlise da Cruz, diretora do IAT Cascavel.O advogado Fabrício Marsango, da Comissão de Direito Ambiental da OAB-Cascavel, ressalta a importância da ação alusiva à Semana da Árvore.
Voluntários ajudam a recompor mata ciliar no Parque Tarquínio