45. 3224-4896

Polícia Federal

Representantes da Diretoria da OAB Cascavel visitaram a Delegacia da Polícia Federal, onde foram recebidos pelos delegados Marco Smith e Everton de Oliveira Manso. O objetivo foi estreitar os laços de parceria entre as duas instituições: a conquista da Delegacia da PF em Cascavel, efetivada no ano de 2005, em muito se deve ao esforço de dirigentes da Ordem, especialmente do ex-presidente Marcos Boschirolli.

 

Energia fotovoltaica

O Conselho Federal da OAB aprovou apoio financeiro à implementação do projeto de instalação de painéis de energia solar na sede da OAB-Paraná. A OAB Cascavel foi pioneira no Paraná e no Brasil na implantação de energia fotovoltaica em sua sede, medida que está gerando benefícios financeiros e ambientais e que sinaliza a busca pela sustentabilidade. Implantado no ano de 2021, na gestão do ex-presidente Jurandir Parzianello, o sistema foi viabilizado com recursos da Subseção e da OAB-Paraná.

 

Direito do Idoso

A Comissão de Direito do Idoso da OAB Cascavel está com nova diretoria: a nova presidente é a advogada Claudia Cappellesso, em substituição à colega Maria Fernanda Macanhão. A vice-presidente é a advogada Mariana Zonin, tendo a advogada Luana Carli como secretária. No momento, a Comissão trabalha com o intuito de delinear o planejamento estratégico para 2022.

 

Estacionamento do Fórum

O Fórum de Cascavel modificou as regras do estacionamento exclusivo para veículos de advogados. Agora, está disponível para profissionais registrados na OAB somente o espaço localizado à direita de quem entra pela Avenida Tancredo Neves. O espaço complementar, localizado na lateral do anexo novo, passa a ser utilizado exclusivamente para servidores do Judiciário.

 

Direito das Famílias

O advogado Jansley Galeano é o novo presidente da Comissão de Direito das Famílias, em substituição à advogada Deisi Cardoso, que assumiu a vice-presidência da Subseção. A nova vice-presidente é a advogada Mayara Martins e a secretária é a advogada Marciana Cavalcante Mateus.

 

Hackhaton 2022

A Comissão de Direito Digital da OAB participou do Hackhaton 2022 do Show Rural Coopavel, com a presença de mentores jurídicos, no mesmo modelo que atuou nos anos de 2019 e 2020. O evento contou com as presenças de membros da Comissão: os advogados Fabrício Barbi, Raquel Salgado, Erikles Felizardo e Cleverson Birkan.

 

Modalidades

Sob a liderança do advogado Bruno Domingues, a Comissão de Esportes da OAB Cascavel discutiu em reunião realizada na sede da Subseção o fechamento e a formulação do calendário esportivo do ano, dividido pelas modalidades praticadas em Cascavel: vôlei, futebol, corrida, basquete, xadrez e tênis.

 

Vacinação

Advogados que não tomaram a vacina contra o coronavirus, por convicções pessoais, podem requerer audiência virtual, por isso devem peticionar, com antecedência, para que o Fórum da Comarca possa se ajustar. Já os advogados impossibilitados por impedimentos de ordem médica terão a entrada liberada, desde que comprovado através de laudo.

 

Nova coordenação da ESA

O advogado Olavo Fettback Neto é o novo coordenador da ESA (Escola Superior de Advocacia) de Cascavel, em substituição à advogada Luciana Chemim, que exerceu a atividade nos últimos seis anos. De 2019 a 2021, a ESA Cascavel realizou um total de 20 cursos presenciais e quatro cursos on line/ao vivo, organizados em parceira com a Subseção. A maior parte do público-alvo beneficiado foi composto por advogados com idades até 30 anos (46%) e de 31 anos a 48 anos (48%). O grau de satisfação, segundo pesquisas feitas ao fim de cada curso, foi de 97%.  

 

Passaporte sanitário

O veto à exigência do passaporte da vacina no Paraná foi inspirado em parecer jurídico protocolado na OAB Cascavel e encaminhado à apreciação da Seccional da OAB PR, onde ainda será analisado, através dos advogados Marcelo de Souza Moura e Alisson Cássio Pfeffer. O parecer foi acatado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa e cita que é inviolável o direito à liberdade de consciência e crença, além de livre pensamento e locomoção. A OAB Cascavel não adotou e nem adotará qualquer posicionamento sobre obrigatoriedade de vacinação ou adoção de passaporte vacinal, decisão que é de caráter individual do cidadão.

 

Mulher advogada

A advogada Dayana Schihotski é a nova presidente da CMA (Comissão da Mulher Advogada), em substituição à advogada Neide Simões Pipa Andre. A vice-presidente é a advogada Cândida Brenda Baso e a secretária a advogada Mayara Martins.

 

 Mês da Mulher

A Comissão da Mulher Advogada da OAB Cascavel elaborou ampla programação referente ao Mês da Mulher, março. Ao longo do período, serão realizadas palestras, campanha de arrecadação de donativos e um evento social. Dia 8, Dia Internacional da Mulher, será realizada palestra em Cascavel e dia 16, palestra em Capitão Leônidas Marques. Dia 12 haverá o Spa Day e dia 23, Sunset de encerramento.

 

Palestra com Gisa Pyl

A Comissão da Mulher Advogada da OAB Cascavel, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realiza no dia 8 de março, a partir das 19h, palestra com Gisa Pyl, especialista em aplicação de conteúdo motivacional. Venha participar conosco desse evento informativo e descontraído. Mais informações pelo telefone 45 3224-4896.

 

Curso de armamento e de tiro

A CMA (Comissão da Mulher Advogada) da OAB Cascavel, em homenagem ao Mês da Mulher (março), está promovendo um inédito Curso de Armamento e Tiro. O especialista credenciado com IAT (Instrutor de Armamento e Tiro), Maurício Fedatto, oferecerá quatro datas específicas para as interessadas, com dois dias de instruções: no primeiro dia será repassada a parte teórica e no segundo dia a parte prática, incluindo 50 disparos por aluna. As participantes do curso terão direito à emissão de certificado.

 

“Autoestima Solidária”

Com objetivo de promover entre colegas advogados e advogadas a arrecadação de produtos de beleza, que serão doados para mulheres vítimas de violência doméstica, atendidas pela Casa de Acolhimento, e também mulheres em situação de rua, drogadição, alcoolismo e que são acolhidas em abrigos para recuperação, a CMA (Comissão da Mulher Advogada) da OAB Cascavel está lançando a campanha “Autoestima Solidária”. A campanha faz parte das ações que celebram o Mês da Mulher (março) e é realizada entre os dias 1º a 30 de março, com abrangência em todos os municípios da Subseção.

 

Pauta comum

Integrantes da Diretoria da OAB mantiveram reunião com o vereador e advogado Lauri Silva, na sede da Subseção. Foram tratados assuntos como o processo de licitação de empresa concessionária de recolha de lixo e sobre sustentabilidade ambiental, uma bandeira importante da qual a OAB tem forte atuação, como, por exemplo, a implantação da energia solar na gestão 2019/2021 e o trabalho desempenhado pela Comissão de Direito Ambiental.

 

Materiais escolares

O youtuber Mano Nunes esteve na OAB Cascavel para retirar os donativos arrecadados durante a campanha de arrecadação de materiais escolares. Engajado em causas sociais de Cascavel, Mano Nunes está dialogando com algumas comunidades para a entrega do benefício. Uma parte vai para o projeto Formando Cidadão, outra para crianças da região dos bairros XIV de Novembro, Guarujá, Santos Dumont, Interlagos e Tarumã.

 

Costelão da OAB

Será realizado em 5 de março, a partir das 12h, o "Costelão da OAB", no Centro de Convivência dos Advogados. Uma confraternização especial e imperdível, que tem como o intuito a integração dos advogados, bem como seus familiares.  No evento, serão apresentados todos os membros das Comissões da atual gestão e anteriores, possibilitando assim um intercâmbio de conhecimentos, e informações, e muita integração como um todo.

 

Conselho de Segurança

A OAB Cascavel tem representação em um dos mais importantes organismos de participação da sociedade organizada nas discussões sobre proteção aos cidadãos: o Conseg (Conselho de Segurança) de Cascavel. O advogado Eduardo Allievi assumiu o posto de 1° secretário da instituição, atuando ao lado do presidente Clóvis Petrocelli, que foi reconduzido ao cargo, em evento realizado na Acic.

 

Acesso ao TRT

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 9ª Região disciplinou o acesso a unidades de sua jurisdição durante o período de restrições impostas pela pandemia. O acesso só será liberado para pessoas que comprovarem ter sido vacinadas no prazo de carência de 15 dias. Não vacinados devem apresentar teste RT-PCR ou teste antígeno negativo realizado nas últimas 72 horas.

 

Qualificação prévia

Conforme previsto no regulamento da Advocacia Dativa, aprovado pelo Conselho Pleno da OAB Paraná, para se inscrever pela primeira vez para atuar como dativo, o advogado precisa realizar o curso de habilitação de quatro horas-aula ofertado pela Escola Superior de Advocacia da OAB/PR. O curso é gratuito, on-line e pode ser realizado em horário livre, inclusive durante o período de inscrições. A carga horária mínima para certificação é de 4 horas, mas os advogados podem escolher livremente os módulos que desejam assistir e, inclusive, se inscrever em todos os módulos.

 

Direito dos Idosos

A Comissão de Direito do Idoso promoveu encontro presencial dia 18 de fevereiro, sob a condução da presidente Cláudia Cappellesso. O objetivo foi desejar boas-vindas aos novos membros, inclusive com a participação da representante da OAB na Comarca de Capitão Leônidas Marques, Sandra Cristina Stulp. Durante a reunião, foram alinhadas ações em conjunto com a Comarca de Capitão, para repasse de informação e de conhecimento sobre os direitos dos idosos naquela localidade.

 

Empretec

Principal programa de formação de empreendedores no mundo, o Empretec é um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que no Brasil é exclusivo do Sebrae. A ação proporciona resultados efetivos para profissionais e escritórios de advocacia, contando com apoio institucional da OAB Cascavel. Em Cascavel, o Empretec 2022 abriu no dia 21 de fevereiro o período de entrevistas para interessados, que vai até o dia 20 de abril, das 8h às 17h. O seminário será realizado entre os dia 25 a 30 de abril, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone 45 3322-7050 ou pelo e-mail rlegnani@pr.sebrae.com.br.

 

Café da manhã

Com objetivo de aproximar as entidades, para desenvolver projetos em prol da advocacia e da sociedade, bem como aprimorar parcerias de trabalho coletivo, a diretoria da OAB Cascavel participou de café da manhã com a diretoria da Amic - Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná. Essa é a primeira vez que a diretoria da OAB visita a entidade.

 

Saúde mental

A advogada Luciana Berti, presidente da Comissão de Saúde da OAB Cascavel, participou da Conferência Municipal de Saúde Mental de Cascavel, na condição de representante da Subseção. A conferência elegeu delegados de segmentos de usuários, trabalhadores de saúde, prestadores de serviços e gestores, que irão participar da Etapa Regional e pleitear vaga para a Conferência Estadual de Saúde Mental.

 

Direito Previdenciário

A advogada Eliane Deola é a nova presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Cascavel, em substituição ao advogado Ronaldo Pedroso. A vice-presidente é a advogada Elisangela Cristina Pereira e o secretário o advogado Fernando Duarte. Pedroso irá assumir cargo na Comissão Estadual de Direito Previdenciário, atuando como canal direto com a Seccional da OAB PR, com objetivo de angariar resultados positivos para a advocacia previdenciária cascavelense.

 

Vem pra OAB

A OAB Cascavel convida você, advogado e advogada, a participar das Comissões de Trabalho da Subseção. É a melhor forma de contribuir para o aprimoramento da advocacia e dar sua parcela ao fortalecimento da cidadania. Deseja participar? basta acessar o link https://forms.gle/5ihrxrWhyRXbCXKF9 e preencher o formulário. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (45) 3224-4896.