45. 3224-4896

Fundão eleitoral

 

O G8, grupo de entidades da sociedade organizada da qual a OAB faz parte, se manifestou sobre o Fundão Eleitoral. Em comunicado oficial, as entidades manifestaram seu descontentamento. “Ao mesmo tempo em que reprovamos a atitude dos parlamentares que votaram a favor do Fundo Eleitoral, o G8 enalteceu o trabalho daqueles que lutam contra todo tipo de excesso que tanto custa ao contribuinte e à economia brasileira”. Lembrando que a OAB-Cascavel encaminhou pleitos à Seccional para que o tema alcance também o Conselho Federal, no sentido de acionar o Supremo Tribunal Federal para barrar esse gritante equívoco.

 

LGPD no Front

 

Dois advogados de Cascavel desenvolveram uma startup que ajuda a desvendar um tema que ganha cada vez mais projeção: a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados. Eles criaram o método LGPD no Front, uma ferramenta que auxilia também empresas e o público em geral. Escolhida como uma das empresas aptas a receber aporte de R$ 20 mil do programa Radar da Inovação. A LGPD no Front é composta por dois sócios: os advogados Patrícia Cordeiro e Guilherme Moreira Pires.

 

Sala da OAB do Fórum

 

O presidente da OAB-Cascavel, Alex Gallio visitou dias atrás a Sala da OAB do Fórum de Cascavel, reaberta ao atendimento a advogados e advogadas dia 10 de janeiro. Ele esteve ao lado do ex-presidente Jurandir Parzianello; do tesoureiro Charles Lustosa; do secretário geral Josnei Oliveira e do conselheiro Alysson Fogaça. O projeto da revitalização da nova sala do Fórum de Cascavel é uma conquista da Subseção de Cascavel, juntamente com a OAB-PR, em benefício da advocacia.

 

Colégio de Presidentes

 

O presidente da OAB-Cascavel, Alex Gallio, participou dia 11 de janeiro de reunião virtual com presidentes de Subseções do Paraná. “Discutimos protocolos de prestação de contas mensais, procedimentos internos, capacitação dos conselheiros, integração das comissões das subseções com as da Seccional, projetos para a Advocacia Iniciante e outros assuntos”, disse Alex. A reunião foi comandada pela presidente da OAB-PR, Marilena Winter.

 

Com Alécio Espínola

 

No dia 13 de janeiro o presidente da OAB-Cascavel, Alex Gallio, esteve com o presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Espínola. Eles discutiram temas como remuneração salarial de procuradores; a qualificação e capacitação da advocacia pública, criação de uma Comissão de Direito Público e outros assuntos. “Foi um proveitoso diálogo, do qual pudemos trocar percepções mútuas de problemas e soluções que vislumbramos para a área do Direito Público e suas peculiaridades”, disse Alex.

 

Comissão de Esportes

 

Dia 14 de janeiro foi realizada a primeira reunião de 2022 da Comissão de Esportes, um bate-papo que serviu para estabelecer algumas prioridades para o período. A conversa fluiu para modalidades praticadas por advogados e advogadas, mas também não poderia deixar de explicitar a preocupação com o recrudescimento da pandemia e os riscos para praticantes de modalidades coletivas. A comissão é presidida pelo advogado Bruno Domingues.

 

Arrecadação de materiais escolares

 

A Subseção está promovendo até o dia 11 de fevereiro uma campanha solidária para arrecadação de materiais escolares, voltada a crianças em situação de vulnerabilidade econômica. Podem ser doados mochilas e outros materiais escolares, desde que novos ou em bom estado de conservação. Doando, você fará a alegria de uma criança que está precisando. Mais informações pelo telefone (45) 3224-4896.

 

Uso de máscaras

 

Lembrando que, para ter acesso à Sede e às salas da OAB Cascavel, advogados, colaboradores e visitantes devem usar, obrigatoriamente, máscaras faciais, devido ao agravamento do quadro da covid-19 e o aumento nas internações hospitalares. A OAB pede também que cada pessoa redobre a atenção para evitar a contaminação, utilizando álcool em gel para higienizar as mãos e mantendo distanciamento social.

 

Prerrogativas Profissionais

 

Espécie de para-choque da advocacia, pois defende direitos dos advogados junto a agentes públicos e à sociedade, a Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais já trabalha a todo vapor. Ela continuará sendo presidida pelo advogado Alessandro Rosseto, tendo como vice o advogado Ronaldo Pedroso e como secretária a advogada Nadine Zafalon. Uma das metas é levar núcleos da Comissão para comarcas que fazem parte da Subseção: Capitão Leônidas Marques, Catanduvas e Corbélia, para contar com o apoio imediato da advocacia local em caso de violação de prerrogativas.

 

Advocacia Dativa

 

Sob a condução do advogado Alysson Fogaça, conselheiro da Subseção, a Comissão de Advocacia Dativa da OAB Cascavel realizou dia 24 de janeiro a primeira reunião de 2022. Na pauta, discussão sobre estratégias para o período que se inicia, valores de honorários previstos na tabela da OAB, sistema de nomeações e outros assuntos.

 

Direito Digital e Inovação

 

A Comissão de Direito Digital e Inovação tem intenso calendário de atividades previsto ao longo de 2022. Entre elas, participação no Hackathon Show Rural Digital; realização do 1º Hackathon da OAB, com o tema "Legal Techs"; Meetup "Ênfase na prática da advocacia" e 1º evento "Marketing Digital para Advogados na Prática". Além disso, cursos de capacitação direcionados para a Tecnologia no Direito, envolvendo boas práticas associadas à proteção de dados e segurança da informação; produção de conteúdo para o Podcast da OAB; evento “Café com a OAB” para acadêmicos e outras ações.

 

5ª Copa OAB de Futebol Sete

 

Estão abertas as inscrições para a 5ª Copa OAB de Futebol Sete. O prazo de inscrições vai até o dia 2 de março, ao valor de R$ 80 - somente em dinheiro e com direito a uniforme de jogo - camisa, calção e meia. As inscrições devem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, na sede da OAB-Cascavel, e de quarta-feira a sábado, no Centro de Convivência dos Advogados. O evento conta com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados e da OAB Paraná. Mais informações pelo telefone (45) 3224-4896.

 

Direito Agrário e do Agronegócio

 

A Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio estará ao lado de entidades parceiras durante o Show Rural Coopavel, que será realizado de 7 a 11 de fevereiro. A Comissão estará ao lado da FAG/Catve, que estará presente com um ônibus dotado de estrutura para abrigar reuniões de trabalho, e do Sindicato Rural Patronal, compartilhando seu estande na exposição. A intenção é disseminar conhecimento jurídico ao homem do campo durante os cinco dias de evento, assegurando que a presença de um advogado faz toda a diferença na hora de efetivar um negócio.

 

Visitas à Penitenciária de Catanduvas

 

Advogados que não tenham tomado vacina contra a covid 19, por opção, crença ou quaisquer outros motivos, e que necessitem visitar presos da Penitenciária Federal de Catanduvas, devem informar tal decisão, no pedido de agendamento. Esse pedido será analisado pela Direção da Unidade Federal, ficando claro que não haverá impedimento de atendimento advogado/cliente por essa razão. Importante registrar que o exercício profissional, consistente no atendimento ao cliente, não será prejudicado.

 

Cadeia Pública de Cascavel

 

A visita presencial de advogados a clientes presos na Cadeia Pública de Cascavel foi suspensa por determinação Departamento Penitenciário do Estado, o Depen. A medida atende pedido do comando da Cadeia Pública de Cascavel. O atendimento neste período será feito exclusivamente por videoconferências, que devem ser agendadas pelo telefone (45) 3223-6821.

 

Visita ao Fórum

 

O diretor do Fórum da Comarca de Cascavel, juiz Phellipe Müller, recepcionou dia 28 de janeiro representantes da Diretoria da OAB Cascavel. Estiveram presentes na audiência o presidente Alex Gallio, o tesoureiro Charles Lustosa, o secretário geral Josnei Oliveira e a secretária geral adjunta Clarissa Sgarioni, além do conselheiro Eduardo Tessaro. A OAB levou uma série de demandas de interesse da advocacia, e, em contrapartida, recebeu também demandas de interesse do Judiciário. "Foi uma conversa produtiva, com ampla pauta, abrangendo assuntos dos mais diversos e relevantes. Abre-se, dessa forma, um importante canal de diálogo entre a magistratura e a nova diretoria da Subseção", disse Alex.