45. 3224-4896

Planejamento Estratégico


Um encontro de alinhamento entre OAB Cascavel, Sebrae e Unimble, empresa contratada para prestar a consultoria junto a presidentes, vices e secretários de Comissões, para apresentação da metodologia e metas para o planejamento estratégico, foi realizado no CCA (Centro de Convivência dos Advogados). A Unimble apresentou a metodologia OKR, sigla em inglês para objectives and key results (objetivos e principais resultados). Com uma atuação rápida, o método facilita o acesso às mudanças e garante agilidade na tomada de decisões e na execução das tarefas


Atividades presenciais 


O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 9ª Região vai retomar as atividades presenciais a partir de 25 de abril. A medida leva em consideração que 93,18% da população paranaense já recebeu a primeira dose da vacina, 82,19% já recebeu a segunda dose e 37,41% já recebeu a dose de reforço. Todavia, o ingresso e a circulação nas dependências das unidades jurisdicionadas e administrativas do TRT da 9ª Região ficam condicionados ao uso de máscaras de proteção, bem ajustadas e cobrindo a boca e o nariz.


Tropical Sunset 


Realizado na Mansion Eventos, na tarde e noite do dia 2 de abril, a primeira edição do Tropical Sunset da OAB Cascavel possibilitou diversão, música e descontração a advogados e advogadas da Subseção.  Foi um momento dos mais agradáveis, com decoração temática remetendo ao ambiente havaiano, apresentações musicais de diversos estilos musicais. O evento contou com a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.


Laranjeiras do Sul


Uma comitiva de advogados de Cascavel, liderados pelo presidente da Subseção, Alex Gallio, participou da posse da advogada Maressa Pavlak Melati, presidente reeleita da Subseção de Laranjeiras do Sul. A vice-presidente é a advogada Cristiane Zaniolo. Além de Alex Gallio, o grupo de Cascavel foi composto pelas advogadas Andressa Gallio, Silvia Regina Mascarello Massaro e Dayana Schihotski (presidente da Comissão da Mulher Advogada).


Direito do Trabalho


A advogada Érica Aparecida Pacheco Mocker Paiva é a nova presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Cascavel. A vice-presidente é a advogada Helen Harumi e a secretária a advogada Érica Pina do Carmo de Souza. "Assumir uma Comissão é sempre um desafio, principalmente uma que tem um grande número de advogados atuantes na área, e com grandes necessidades de atuação da OAB frente às necessidades existentes na nossa prática diária de trabalho", destaca a presidente. 


Direito Eleitoral


A Comissão de Direito Eleitoral tem novo comando. A presidente é Thays Mendes Gomes; a vice é Sheila Casaril e a secretária Erica Pina. Em recente reunião, os demais membros da Comissão conheceram o projeto que está sendo realizado junto às comissões da Advocacia Jovem e OAB vai à Escola, bem como os trabalhos realizados na Escola do Legislativo da Câmara de Cascavel. Entre eles, o "Bora Votar", que se destina ao incentivo de adolescentes que completem 16 anos até o dia 2 de outubro deste ano a fazerem o título de eleitor.


Integração interinstitucional


Representantes da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio estiveram na sede da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), participando de reunião interinstitucional. De acordo com o advogado José Raphael Freire, presidente da Comissão, que esteve no encontro juntamente com a advogada Tonia Groenwold, vice-presidente, a intenção das duas entidades é reforçar e ampliar a parceria, no sentido de promover eventos em conjunto e outras iniciativas.


OAB e AMC 


A OAB Cascavel e a Associação Médica de Cascavel são parceiras na realização de um evento intitulado "Coração de Mãe é Único - um mês inteiro dedicado à saúde do coração de quem mais entende de amor", que será realizado em maio. Entre as ações previstas, está o lançamento de concurso cultural de frases, com o tema "Coração de Mãe"; palestra de cardiologista com o tema "Coração de mãe é único, cuide bem dele", e jantar festivo em alusão ao Dia das Mães e à saúde da mulher.


Jogos definidos


A 5ª Copa OAB de Futebol Sete, que será realizada no Centro de Convivência dos Advogados, já tem definidos os jogos da primeira rodada. De acordo com o advogado Bruno Domingues, presidente da Comissão de Esportes da Subseção, os jogos serão no sábado, dia 9 de abril, a partir das 14h15. A competição conta com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados.


Conciliação e Mediação


A Comissão da Advocacia Iniciante, em parceria com a Comissão de Direito das Famílias e Sucessões e apoio da Comissão de Métodos Alternativos e de Resolução de Conflitos da OAB Cascavel realizou no dia 4 de abril, Bate-Papo sobre Conciliação e Mediação, com a participação do mediador judicial José Sérgio Leite, do Sejusc. O evento foi realizado na Sede da Subseção. 


Superendividamento


O advogado Marco Antonio de Araújo Junior, professor e fundador da Escola "Meu Curso Educacional", proferiu dia 29 de março, no CCA (Centro de Convivência dos Advogados), o curso "Superendividamento e o Direito do Consumidor". A iniciativa foi da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Cascavel. 


Proporção inversa 


"No Brasil, o número de pessoas que deve dinheiro é muito maior que a quantidade de pessoas que consegue pagar. Isso se deve a uma sociedade de consumo cada vez mais arraigada. Tal circunstância leva o cidadão a adquirir bens por algum motivo, o que permite que essas pessoas se tornem superendividadas", explicou Marco Antônio. 


Consumidor 


O advogado Juliano Tolentino ex-secretário geral da OAB Cascavel, é o novo presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Cascavel, em substituição à advogada Daiane Bertol. Um dos desafios de Tolentino, especialmente após o fim do período crítico da Pandemia, é a retomada dos eventos presenciais promovidos pela Subseção. 


Gallio diplomado


O advogado Alex Gallio participou da solenidade de posse da nova diretoria da OAB PR, em Curitiba. Juntamente com os conselheiros estaduais que representam a Subseção, Gallio foi diplomado oficialmente como presidente da OAB Cascavel. Também foram diplomados os conselheiros estaduais Doralice Fagundes dos Santos Marchioro, Larissa Stela Boldrini e Paulo Augusto Chemin. A Subseção está representada também pelo advogado Lucas Velasco, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados.


Síndrome de Down


A advogada Dayana Schihotski, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Cascavel, representou a Subseção no evento "Educação Inclusiva na Síndrome de Down", realizado na Câmara de Vereadores.  A iniciava foi da Associação Olhar Down Cascavel, em parceria com a Escola do Legislativo. Uma mesa redonda para discutir o tema foi promovida pelos vereadores Alécio Espínola (presidente da Câmara) e Sidnei Mazutti.


Direito Bancário


A advogada Carla Batista é a nova presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Cascavel. Seu principal objetivo é unir os colegas que atuam no segmento, bem como fortalecer a dinâmica do aprimoramento profissional. O direito bancário envolve todas as relações entre clientes e bancos, no sentido de buscar justiça e paridade de armas entre as partes. Dentro em breve, será realizada a primeira reunião da nova diretoria.


Cascavel na Câmara de Disciplina


A advogada cascavelense Larissa Boldrini é a primeira mulher a presidir uma Turma da Câmara de Disciplina da OAB Paraná. A Câmara é o órgão que julga os recursos dos processos que vêm do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) das Subseções da Ordem. Compete a ela julgar, em grau de recurso, as decisões proferidas pelos Órgãos do Tribunal de Ética e Disciplina, assim como as decisões de indeferimento e ou arquivamento liminar de representações disciplinares.


Ações da OAB Cascavel


A advogada Mayara Martins participou do Painel Expositivo - Apresentação de projetos em andamento e ações voltadas para mulheres, realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Cascavel. Ela representou a Comissão da Mulher Advogada e trouxe os diversos projetos e ações em andamento e que já foram desenvolvidos.


Cadeia feminina


A advogada Bruna Schultz representou a OAB Cascavel na visita realizada à Cadeia Pública Feminina de Corbélia, juntamente com representantes da Apac. A intenção foi a de verificar como funciona o estabelecimento prisional. Será analisada a possibilidade de transformação do presídio em uma Apac feminina, com algumas alterações na infraestrutura.


Autismo


O autismo é um tema cada vez mais presente a vida das pessoas. Desmitificar o assunto é compromisso de toda a sociedade. Diante desse desafio, a Comissão de Direito à Saúde da OAB Cascavel realizou no dia 7 de abril um evento para discutir o transtorno do espectro autista, com a presença de renomados especialistas.


Teste de covid-19


O Fórum da Comarca de Cascavel deixou de exigir das pessoas que ingressam no recinto o teste de covid-19. Todavia, permanecem obrigatórios os protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização de mãos com álcool em gel e distanciamento social 


Cascavel Snake Wars 


Será realizada no dia 10 de abril uma competição inédita em Cascavel: a primeira edição do OAB Cascavel Snake Wars. Trata-se de uma competição de basquetebol para trios, exclusivamente masculino, para advogados, dependentes e convidados. 

As inscrições estão abertas até o dia 8 de abril, ao limite de 16 equipes, no período da manhã e tarde. Mais informações pelo telefone 45 3224-4896.


INSS retoma atendimento


Em reunião com a Diretoria da OAB Cascavel e com integrantes da Comissão de Direito Previdenciário, a direção do INSS retomou no dia 1° de abril os atendimentos presenciais da agência de Cascavel.


Moção de Apoio


A OAB Cascavel apresentou Moção de Apoio à candidatura do advogado cascavelense Marcelo Alberto Gorski Borges ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em vaga destinada ao quinto constitucional. O presidente da OAB, Alex Gallio, assinou a Moção em conjunto com o presidente do Conselho da Subseção, Alisson Fogaça. 


Procuradoria da Mulher 


A advogada Dayana Schihotski, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Cascavel, participou, na Câmara de Vereadores de Cascavel, da instalação oficial da Procuradoria da Mulher do Legislativo. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a deputada estadual Cristina Silvestri, procuradora da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná.


Homenagem a colaboradoras


As colaboradoras da OAB Cascavel participaram de um café da tarde oferecido pela Diretoria da Subseção, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Elas foram presenteadas também com arranjos de flores, em alusão à data.


Codesc


Os advogados Alex Gallio (presidente da OAB Cascavel), Charles Lustosa (tesoureiro da Subseção), Antonella Neves (conselheira da OAB e representante da Anaei - Associação Nacional de Apoio à Educação Infantil), Carlos Alberto Tanuri Mendes (representante das Lojas Maçônicas) e Valdir Pacini (representante das cooperativas) participaram da primeira reunião do Codesc de 2022, realizada na Acic. 


SPA Day


Realizado no Centro de Convivência dos Advogados de Cascavel, o SPA Day deu sequência à programação que a Comissão da Mulher Advogada, ao Mês da Mulher. A iniciativa proporcionou terapias e dinâmicas em grupo e procedimentos de estética por parte de profissionais renomados, além de sorteio de brindes, lançamento de livro e coffe break às participantes. 


OAB vai à Escola


A Comissão da Advocacia Iniciante realizou Curso de Capacitação para Integrantes do projeto OAB vai à Escola. O curso foi ministrado por dois especialistas: Francielle Cordeiro Gonçalves e Antônio Cristovam Salvador Neto. 


Visita ao Procon


A Comissão de Direito do Consumidor visitou dia 15 de março, data em que comemora-se o Dia Mundial do Consumidor, a sede do Procon de Cascavel. Foram discutidos assuntos de interesse da advocacia e da sociedade em geral e obtidas informações sobre o funcionamento do órgão. 

Dentre as principais reclamações estão questões envolvendo empresas de

telecomunicações e financeiras. 


Moção de Aplausos


A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou, com 20 votos favoráveis, uma Moção de Aplausos à OAB Cascavel, por ter desenvolvido, por intermédio da Comissão de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos, em parceria com a Mediar Brasil, o Prêmio "Cidadão da Paz". A ação foi desenvolvida durante o ano de 2021, na gestão do advogado Jurandir Parzianello, ex-presidente da OAB Cascavel.


Pós-graduação 


Advogados inscritos na Subseção  têm desconto de 30% na pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados da Unipar. Para quem se formou em 2021, a Unipar oferece 30% de desconto nas mensalidades. Para quem se formou em 2020: 25% de desconto nas mensalidades. Para quem já tem uma especialização: 30% de desconto nas mensalidades. São 40 vagas disponíveis em 360 horas/aula. Mais informações pelo telefone 0800 6014031.


Basquete  


Todas as quartas-feiras, a partir das 19h, e aos sábados, às 16h, a quadra poliesportiva do Centro de Convivência dos Advogados é palco dos rachões de basquetebol, mais uma modalidade apoiada e incentivada pela Comissão de Esportes da OAB Cascavel. Os rachões reúnem advogados, familiares e amigos, em jogos amistosos, para quem gosta do esporte e pretende manter a forma física. 


Resolução de conflitos 


De uma importância fundamental na rotina da advocacia, a Comissão de Mediação e Resolução de Conflitos possui importância estratégica no equilíbrio entre as forças do Direito. Com base nessas premissas, a Diretoria da Subseção pretende fortalecer ainda mais o papel da Comissão, ampliando os canais de diálogo e de mediação institucional. A presidente da Comissão é a advogada Mary Andréa Jurumenha.


Casa cheia


O Centro de Convivência dos Advogados esteve lotado dia 5 de março, com a realização do Costelão OAB. Com direito a música ao vivo e muita animação, o evento cumpriu seu principal objetivo: reunir a Família OAB em um momento de descontração. O evento foi prestigiado por Henrique Gaede, secretário geral da OAB PR. A iniciativa foi da Comissão de Eventos, em parceira com a Caixa de Assistência dos Advogados.


Novos telefones 


A PETBC (Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho), antiga PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) passa a contar com novos telefones para atendimento ao público. Para entrar em contato com a recepção, os telefones são (45) 3324-0367 e (45) 3223-3942. Já o Serviço Social atende pelos números (45) 3224-7649 e (45) 3324-3771.